Go here to translate and read the posts!

13 de fevereiro de 2013

Harmonia+Saúde: Sementes Amigas-Chia e Linhaça!



 Oi bonitas como estão????
Hoje no papo "Harmonia+Saúde" venho falar de umas sementinhas muito amigas do nosso organismo e que deveríamos prestar mais atenção em inseri-las na nossa dieta diária (numa dieta balanceada e saudável hein)!!!
São : a Linhaça (em sementes ou moída ou óleo) e Chia (em sementes ou óleo ou infusão)! Ambas fontes biológicas naturais em Omega 3 , fibras, carboidratos vegetais essenciais, vitaminas e minerais... etc...só trazem benefícios ao nosso corpo e aliadas poderosas em dietas de controle de peso( se consumidas corretamente!)
Ora confiram as que eu consumo e mais gosto são da marca "Cem Por Cento"(super recomendo e encontram-se na maioria dos mini e super mercados-secção de farinhas e produtos Vegan!)





A linhaça !

Informação (fonte da Wikipédia):
Origem: é a semente do linho (Linum usitatissimum), muito utilizada em culinária.
Contém :fibras,  vitaminas e minerais, ácidos graxos e proteína, Ómegas 3, 6, e 9!
Como atua: A semente de linhaça é considerada um alimento funcional, pois, além de ter suas propriedades nutricionais básicas, tem propriedades preventivas graças aos compostos antioxidantes e anticancerígenos.

Sementes de linhaça
A semente de linhaça tem cerca de 39% de óleo em sua composição. Seu óleo é um dos alimentos mais ricos em Ômega 3 da natureza (cerca de 57%) e de Ômega 6. A relação ideal entre Ômega 3 e Ômega 6 é de 1:4 respectivamente, enquanto o óleo vegetal de linhaça apresenta uma relação de 1:3, muito próxima do ideal. Essa presença balanceada entre o Ômega 3 e o Ômega 6 permite a produção das prostaglandinas, que são corpos biologicamente muito ativos e importantes que agem como removedoras do excesso de sódio nos rins, diminuindo assim a retenção de líquidos, o que alivia os sintomas do período pré-menstrual. A alta taxa de Ômega 3 faz da linhaça um alimento de cárater preventivo à saúde, sendo um importante agente antioxidante e renovador celular. A sua constituição ainda conta com uma alta taxa de fibras solúveis (ideal como laxante e auxiliar na digestão), vitaminas B1, B2, C, E, caroteno, ferro, zinco, alguma quantidade de potássio, magnésio, fósforo e cálcio.
Estudos mostram que é boa para os diabéticos, pois estabiliza os níveis de açúcar no sangue e também é uma auxiliar para a prevenção da obesidade, pois ela ativa mais o metabolismo.

aspecto da linhaça dourada já moída:
                                    recomendações na embalagem da marca "Cem Por Cento":


                                                                                     A Chia

Informação (alguma fonte da Wikipédia):
Origem:Salvia hispanica, popularmente chia, é uma planta herbácea da família das lamiáceas(assim como a linho e a sálvia), nativa da Guatemala e das regiões central e austral mexicanas (e Colômbia).
Contém: alto teor de fibras, proteínas, minerais, ómega 3,  aminoácidos essenciais,vitaminas A B1, B2 e B3 
Como atua: É frequentemente enaltecido seu potencial em prevenir doenças cardiovasculares, diabetes e até tumores, complementa uma alimentação equilibrada , ótima aliada na boa saúde preventiva de grávidas, lactentes e idosos, além do de auxiliar na perda de peso.

aspecto das semente de chia
recomendações da embalagem da marca "Cem Por Cento":

Sujestão de receita

Sobremesa - Mousse de  chia com morango



Ingredientes:
1 xicara de leite de amêndoas ou de soja gelado(bem fresquinho tugas!hehe)
1 xicara de leite de côco
1/2 xicara de água com 1 colher de sopa de sementes de chia(deixar hidratar 20 min)
1/2 abacate maduro
4 ou 5 morangos grandes
1 folha de gelatina sabor morango derretida
2 colheres de sopa fructose natural ou melado de cana de açúcar


Modo de preparo:
Depois da chia hidratada na água por 20 minutos colocar todos ingredientes no liquidificador e bater até uma consistência de mousse,adicionar a gelatina de morango dissolvida e misturar bem depois é só colocar na geladeira(frigorifico)   por 1 hora e servir como quiser!
*** ahh...esta receita de mousse de chia pode ser de qualquer sabor e com fruto que mais gostar pois a chia é muito versátil e combina com muitos sabores, de manga, abacaxi e cocô também fica uma delícia!!

Bon Appétit!!!

Espero que tenham gostado do post de hoje e que a informação sobre estas poderosas "sementinhas" vos seja muito útil!

Beijos e uma ótima quarta beldades!!!!






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Harmoniosa comente aqui!!!